18 abril 2007

Million Dollar Baby (2004) by Clint Eastwood



MoCuishle, MoCuishle, MoCuishle, MoCuishle, MoCuishle...

Estou de volta para vos falar do 25º filme Realizado por Clint Eastwood, o 57º filme de Eastwood como Actor e o 21º por ele produzido. Million Dollar Baby, uma das maiores suspresas que tive ao ver um filme, e porquê??? Acima de tudo porque, como a maioria dos que o viram, não fazia a menor ideia do que me esperava... só me lembro de estar a ver um filme pleno de entretenimento, a lembrar a saga de Rocky... mas Million Dollar Baby era bem mais do que apenas mais um filme de boxe!!!

Como já ouvi dizer por diversas vezes, o filme de Eastwood é aquilo a que podemos chamar de "... um murro no estômago...". Uma panóplia de sentimentos, onde passamos do estado de pura adrenalina, apoteose, vitória, para algo muito, mas muito mais sombrio, aterrador, angustiante!

Sei que, provavelmente, já desvendei mais do que devia, mas também, quem ainda não viu este filme?! Bom, se existe mesmo algum frequentador do "MUVIZZZ" que ainda não o viu, desde já peço desculpa, no entanto isso não é normal, afinal este foi um filme multi-premiado e muito mediatizado, não creio que tenha passado despercebido a muita gente.

O filme de Clint Eastwood arrecadou 4 OSCARS mas, teve direito a outros 45 Galardões e outras 28 Nomeações... a isto chamamos: concensualidade!!!

Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma das maiores Actrizes da actualidade, num papel arrebatador), uma rapariga de 31 anos, com uma família tão pobre quanto problemática, decide tentar a sua sorte no Boxe. Para isso tenta convencer Frankie Dunn (Clint Eastwood), um ex-treinador de topo do Boxe Americano que actualmente tem o seu próprio Ginásio, juntamente com o seu amigo de longa data, Eddie Scrap (Morgan Freeman, aqui num papel bem diferente do seu registo habitual, já muito estereotipado). Não é fácil convencer Frankie a treinar Maggie, mas Eddie consegue convencê-lo, fazendo-o ver que Maggie não é uma rapariga normal, antes pelo contrário. Frankie deposita em Maggie todo o Amor Paternal que tem armazenado durante anos... Um ano e meio depois, Maggie luta pelo título Mundial de pesos pesados femininos e nós, uma hora e meia depois estamos em pleno êxtase!!!

Decididamente, este é um filme imperdível, uma grande obra do Cinema actual, que junta num mesmo filme: Grandes Interpretações, uma Grande Realização (os planos de combate são excelentes, alguns deles autênticos "Wallpapers"), um Grande Argumento a cargo do Senhor Paul Haggis, e uma História plena de Sentimentos que nos fazem sentir aquela sensação estranha no nosso peito!!!

Por tudo o que já escrevi... Million Dollar Baby Imortaliza-se com uns merecidos: 9.2/10... não digo mais nada!!!


3 comentários:

rita disse...

Dos melhores filmes que já vi. Até me caiu a lágrima :D

rosa disse...

zzZZZZZzzzzZZZZZZzzzzzZZZZZZZZzzzzzZZZZZzzzzzzzZZZZZZZzzzzzzz!!!

rosa disse...

tryni l. t., para a colecçao maravilhosa de filmes que tens nao se admite que tenhas tao poucos posts!

estamos a dever-te uma(salve seja)!

;)