18 janeiro 2009

Das Leben der Anderen (The Lives of Others) (2006) by Florian Henckel von Donnersmarck






Chegou a hora de falar de um Filme que durante muitos e muitos dias, ficou encravado na minha memória.
Das Leben der Anderen (DLdA) foi-me sugerido por um amigo que percebe do assunto, logo, é como eu, logo, façam como eu fiz!



A minha experiência ao nível do Cinema Alemão era mínima. Sinceramente, o único Filme que me lembro, assim de repente, de ter visto foi "Good Bye Lenin" (2003), de Wolfgang Becker. De resto, quem já não viu este Filme? Pois... todos já o viram, portanto, eu era mais um no meio de muitos.


Florian Henckel conta-nos uma história de Amor, traição, espionagem, amizade e perseverança e fá-lo de forma sublime. Este é um Filme com etiqueta W&D, pois foi Escrito e Realizado pelo já referido Realizador Alemão. A acção desenrola-se na antiga Alemanha de Leste, em meados da década de 80. Nesta altura, foi criada uma Polícia especial intitulada "Stasi". Estes Polícias eram treinados para, a qualquer custo, arrancar informações de qualquer cidadão Alemão, para evitar qualquer conspiração contra o Governo da altura.


Georg Dreyman é um Dramaturgo, Autor de várias Peças de Teatro de sucesso e Christa-Maria Sieland é a sua companheira, uma Actriz bastante popular. O casal era um alvo para os "Stasi", devido aos seus ideais e também às ferramenteas de que dispunham para poderem, facilmente, conspirar. Entretanto, ao Capitão dos "Stasi", Gerd Wiesler (Ulrich Mühe) é dada a tarefa de "vigiar" o casal 24 horas por dia, 7 dias por semana. G. Wiesler é conhecido pelas suas técnicas implacáveis de obter informações através de interrogatórios intermináveis, é um Homem frio, com nervos de aço. Acontece que a vida dos dois Artistas fascina-o de tal forma que se torna muito difícil para este Oficial cumprir com a sua tarefa.

Deixo aqui mais esta sugestão que espero, será do agrado de quem ainda não viu e até de quem já viu. Quem não viu, irá descobrir um GRANDE Filme, quem já viu, vê assim reconhecido um Filme INESQUECÌVEL!!!
A obra de von Donnersmarck ficará nas prateleiras do MUVIZZZ com uma pontuação de 8,5/10

Trivia:
*Filme recordista, com maior número de Nomeações para os Prémios do Cinema Amemão: 11 Nomeações.

*2ª melhor Filme do ano de 2007 para a revista Empire Magazine. Ultrapassado por "The Bourne Ultimatum".

*Todos os adereços usados pelos Polícias "Stasi" são, na realidade, autênticos. Foram cedidos pelos Museus.

*O "baixo" orçamento do Filme (€1,6 M) só foi possível porque os Actores se dispuseram a trabalhar por 20% do seu ordenado habitual.
*O Actor que encarna o Personagem do Capitão "Stasi", Ulrich Mühe, faleceu no mês de Julho de 2007, vítima de doença prolongada aos 54 anos de idade. Ulrich Mühe pode ser visto no fabuloso Filme de Haneke, Funny Games (1997).

4 comentários:

L disse...

ó caraças, dois filmes seguidos que já vi!!

quase tão raro, como o benfica ganhar dois jogos seguidos!

:-))))

rosa disse...

lol

bem, tenho que ver, não é?


mas o alemão.... custa-me.

Tryni!!! disse...

Pois, Rosa, esse foi um dos meus maiores entraves antes de decidir ver o Filme. Mas acredita, vale mesmo, mesmo a pena!!!

pimpi disse...

o que é amemão!!!!(ironia)...
nao seria mais alemão!!
e perguntas tu o quÊ?

tens ai algures mal escrito alemão... ou será do sono com que estou!!!