14 janeiro 2009

[REC] (2007) by Jaume Balagueró & Paco Plaza






Confesso... os Filmes de Terror são, sem sombra de dúvida, uma das minhas maiores tentações. Se tiver de escolher entre vários Filmes, qual o que irei ver, e se nesse "rol" estiver uma Película de Terror, a minha escolha cairá, quase de certeza, no Filme de Terror. Mais ainda se esse Filme for da autoria de Jaume Balagueró...

O Terror Espanhol é do melhor que se pode encontrar. Creio que, a par dos Filmes de Terror asiáticos, os Espanhóis serão aqueles que mais me fascinam e surpreendem.






[Rec] é um daqueles Filmes visual e emocionalmente fortes. O Filme relata-nos uma noite só, onde seguimos uma Apresentadora de televisão e o respectivo "cameraman" de um programa que se propõe a mostrar aos telespectadores, naquele episódio específico, a vida dos Bombeiros de uma localidade de Barcelona. Enquanto Ángela e Pablo tratam de nos mostrar o que os Bombeiros fazem para passar o tempo, chega ao Quartel uma chamada de Socorro de uma idosa que se encontra presa no seu apartamento.


Quando os dois repórteres chegam ao edifício em causa... começa o verdadeiro Terror. Inicialmente em forma de "suspense" enigmático, depois de forma mais visual.



Balagueró e Plaza nunca perdem o controlo dos acontecimentos e entregam-nos uma história consistente e, acima de tudo, coerente. Aviso os mais sensíveis que o final de [Rec] é dos mais aterradores que tive oportunidade de ver. Foi um daqueles Filmes que me fizeram pensar "... mas porquê é que eu fui ver isto logo agora, em plena madrugada. Os 10/15 passos que me separavam da minha cama foram muito, mas muito difíceis de completar. Para os amantes do género, aqui fica uma boa sugestão para uma qualquer noite em frente ao leitor de DVD, sem pipocas (nestes Filmes é muito difícil ter apetite para pipocas, por isso, façam como eu, comam-nas quando ainda estão a ver os Teaser Trailers), sala bem escura, som no nível médio (pelo menos) e nervos de aço!!!

[Rec] ficará aqui, na montra do MUVIZZZ, ostentando uma classificação bem merecida: 8,2/10

Entretanto, fica a informação de que, há bem pouco tempo, foi lançada uma colecção de 6 DVD's, intitulada "Películas para no Dormir". São 6 Filmes, todos eles produzidos directamente para a Televisão Espanhola, dirigidos por 6 Realizadores "nuestros hermanos", sendo que, um deles é mesmo Jaume Balagueró. Eu, como não podia deixar de ser, já cá tenho a Coleção completa, troquei-a por um "cheque oferta" daquela Loja com nome de marca de Ar Condicionado.
Trivia:
*Todas as cenas do Filme foram gravadas em locais reais. Nenhum cenário foi concebido para a Realização do Filme.

*Na cena em que um Bombeiro cai de um andar superior, pelo vão das escadas, as reacções dos actores são mesmo reais, nenhum deles sabia que essa cena estava programada.
*Está a ser filmada uma sequela, também dos mesmos Realizadores. A ver vamos o que nos reservam desta vez. Pessoalmente acho uma má ideia.
*Já existe um "Remake" americano intitulado "Quarentined". Por favor, não vejam (eu não vou ver, certamente). Os Americanos que puxem pela cabecinha e que tentem ser minimamente originais.

2 comentários:

Frequency disse...

Fui ver este ao cinema com uma amiga. Confesso que até meio estava a ser bastante interessante mas cheguei ao fim com a sensação de que tinha estado a jogar um qualquer jogo de zombies do tipo Resident Evil para a Play Station. :)

rosa disse...

eu cá tive mesmo muito medinho!