11 fevereiro 2007

Sideways by Alexander Payne (2004)







Sideways é um dos filmes mais divertidos que tive oportunidade de ver... é um daqueles filmes em que a boa disposição reina durante todo o filme, com um argumento bem sustentado e com representações à altura do filme... Paul Giamatti está imparável no papel de Miles e Thomas Haden Church (Jack) também não lhe fica atrás... ou seja uma dupla a roçar a perfeição!!!




Alexander Payne, o mesmo Realizador e Argumentista de About Schmitd repete aqui a proeza de construír um argumento consistente, sem falhas, um argumento daqueles de ver e chorar por mais... a direcção de Actores é soberba, ou então são os próprios Actores que já o são. Alexander Payne Dirigiu e Escreveu também um dos Segmentos de Paris Je T'aime e é para mim um Reallizador de referência, daqueles de que convém decorar o nome... não o esqueçam!!!




Em Sideways seguimos a viagem de dois amigos, já quarentões, ao longo da rota do vinho da Califórnia. Miles é um Escritor falhado, daqueles que estão sempre à espera das decisões das Editoras para poderem festejar, só que isso raramente acontece. Jack é actor quase desconhecido, daqueles que apenas conseguem entrar em pequenos projectos de Televisão, sendo apenas reconhecido por uma pequena percentagem de pessoas... Jack está prestes a casar-se e a viagem com o seu melhor amigo (Miles) será a sua despedida de solteiro.




Sideways é um daqueles filmes que nunca esquecerei, daqueles que nos deixam bem dispostos do princípio ao fim... mas que no fim ficamos com pena de termos acabado de o ver!!!




Convém também sublinhar que Sideways tem uma das mais brilhantes Cinematografias de qe tenho memória... daquelas que nos levam do noso sofá até ao local das cenas. Parece que ficamos a conhecer aqueles sítios tão bem que até chegamos a pensar que estivemos mesmo lá!!! Assim de repente lembro-me de mais dois filmes em que também essa sensação: Diarios de Motocicleta e Y Tu Mamá Tanbién... filmes que nos levam a viajar sem saírmos do mesmo lugar... essa é, sem dúvida, uma das grandes virtudes do Cinema.




Sideways = 8.8/10!!!


1 comentário:

rosa disse...

adorei este filme!!!!