07 julho 2006

The Village by M. Night Shyamalan (2004)



Aqui vai mais uma pérola de M. Night Shyamalan!!! Este foi o tal que vi na primeira sessão do dia de estreia... tal era a ansiedade com que aguardava este filme. Certo dia estava em casa a navegar e eis que me aparece o "pop-up" com o "trailler" deste filme... eu que nem sabia que vinha aí um novo filme do Shya fiquei em polvorosa...vi o "trailler" umas dez vezes e fiquei simplesmente maravilhado!

Uma das sensações que mais gosto de sentir quando vejo um filme é MEDO. Foi essa a sensação com que fiquei ao ver o "trailler", sensação de MEDO! Foi isso mesmo que pude constatar na sala de Cinema, isso e muito mais. Shyamalan é o meu realizador de eleição, é dos poucos que me enchem mesmo as medidas.

Em "The Village", Shyamalan conta-nos a estória de uma população da região da Pensylvania que vive aterrorizada com as criaturas que habitam as florestas circundantes. No entanto existe um pacto entre os habitantes da Vila e as criaturas: eles não entram na Floresta, as criaturas não entram na Vila! Porém o jovem Lucius Hunt (Joaquin Phoenix), de extrema irreverência e nada acomodado à situação põe em causa esse mesmo pacto, ao entrar na Floresta para poder trazer medicamentos para os habitantes da Vila. Shyamalan conta-nos esta estória, de monstros, sem no entanto negligenciar outros aspectos que fazem deste filme um grande Filme, como por exemplo, o facto de existir uma estória de amor entre Lucius e Ivy (Bryce Dallas Howard), e o facto não menos relevante de Noah Percy (Adrien Brody), um habitante da Vila, deficiente, ser também ele apaixonado por Ivy.

O filme conta com um elenco de luxo, onde pontificam ainda os nomes de Sigourney Weaver e William Hurt. Uma coisa de que mais uma vez podemos ter a certeza é que Shyamalan não deixa de parte todos os pequenos detalhes que são imagem de marca dos seus Filmes. The Village é mais um Filme com chancela W&D, muito à imagem de Shya... carregado de pequenos detalhes que fazem das estórias deste autor/realizador/produtor, as mais coerentes que tenho visto. Outra das características dos seus Filmes são os finais reveladores, The Village é mais um Filme com um final revelador, coerente, lógico e porque não, maravilhoso!

Trivia: * Shyamalan escolheu Bryce Dallas Howard sem recorrer a qualquer casting, após tê-la visto em palco numa peça de Teatro.
* Foram precisas onze semanas para construir todo o cenário da Vila, estavam presentes cerca de 300 pessoas no local.
* Sigourney Weaver confessou ter tido pesadelos durante quase duas semanas após ter lido o Guião.

A este filme terei de dar uma nota bem alta: 9.0/10

1 comentário:

Anónimo disse...

Não vou ousar dizer mal do teu mentor! E tenho q admitir q este Shyamalan ,é bom. Gostei muito do filme e a minha votação era 8.8.. E não discuto!