04 julho 2006

Y tu Mamá También by Alfonso Cuarón (2001)


O filme de que vos vou falar é um dos melhores filmes que tive oportunidade de ver nos últimos anos... até aqui nada de novo!!! Mas alguns de vocês devem estar a pensar..." e não o são todos os outros filmes de que ele fala aqui no blog?!" Sim são, mas este é mesmo muito especial... é um filme verdadeiramente maravilhoso, de beleza visual acima da média, carregado de emoção, aventura e até algum erotismo!!!

A história que Alfonso Cuarón (aliás os irmãos Cuarón) nos traz(em) é merecedora de todos os adjectivos já aqui insistentemente usados. Passa-se no México, mais concretamente ao largo da Costa Mexicana. Uma das sensações com que fiquei quando vi este filme foi de que parecia que tinha ficado a conhecer a Costa Mexicana!!! Quando falo em beleza visual é disto que estou a falar... não estou a falar de cenários góticos, nem de ambientes super digitalizados, mas sim da Natureza pura de um País que me encantou e ficou na minha memória. Ver bom Cinema também é isto.. viajar sem saír do sofá!

Dois jovens Mexicanos, Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael Garcia Bernal) partem numa viagem ao largo da Costa Mexicana, as suas namoradas tinham-nos "abandonado" para gozarem as férias de Verão e Tenhoch e Julio fazem planos para partirem numa viagem de carro com destino à praia Boca del Cielo... pelo menos é esta a história que os dois rapazes contam a Luisa (Ana López Mercado), com o intuito de a impressionarem. Luisa é uma mulher atraente, mais velha que eles e isso por si só mexe com o imaginário dos dois rapazes. O certo é que Luisa fica encantada com a ideia de partir com Tenoch e Julio em busca dessa praia quase inantigível. Ao longo de toda a viagem somos brindados com paisagens realmente belas mas também com revelações destes três personagens... sobre a vida, a amizade, o sexo e as relações entre eles!!!

O Cinema falado em Espanhol mexe realmente comigo... se calhar enquanto algumas pessoas não veêm certos filmes porque são falados nesta ou naquela língua, eu vejo quase todos os Filmes falados em Espanhol... para isto contribui o facto de ter sido bem habituado por "este" Cinema... tanto as produções Mexicanas, como as Espanholas sempre me agradaram... a velocidade a que os diálogos fluem é tremenda e tudo encaixa perfeitamente.

ps: este filme tem um final que vos ficará na memória... não devia ter dito isto, mas não consegui resistir!!!

Trivia: * Os apelidos dos personagens principais são nomes de figuras relevantes da História Mexicana, o apelido do único personagem Espanhol do filme (Cortés) é o nome do Espanhol que conquistou grande parte do México para os Espanhóis.
* Quando os produtores tentaram adquirir os direitos de uma música de Frank Zappa para o filme, foi-lhes dito pela família de Zappa que existem três músicas que Frank Zappa fazia questão de que nunca fossem reproduzidas em qualquer outra plataforma a não ser o albúm original. No entanto quando a viúva de Zappa viu o filme, na fase de pós produção, decidiu abrir uma excepção. Segundo ela Zappa ficaria de certo orgulhoso pelo filme.
* A cena final foi a primeira a ser filmada.


A minha votação para esta obra-prima é: 8.9/10... uma autêntica viagem no sofá!!!

Sem comentários: