30 julho 2006

Big Fish by Tim Burton (2003)


O próximo filme que partilharei com os meus fiéis visitantes e apoiantes foi um filme que me deliciou (pensavam que ia dizer que me marcou!!!). Quando o fui ver ao cinema não sabia nada de nada sobre o filme, achei o título algo estranho, não conhecia muito do trabalho do realizador e conhecia vagamente o actor. Foi numa tarde sem nada para fazer que fui a um centro comercial dos arredores de Lisboa descobrir o universo de Tim Burton, mais um dos meus realizadores de eleição!!!

Como já disse este filme é uma delícia, puro entretenimento cheio de deslumbramento visual (característico dos filmes dste Senhor). Tim Burton é um autêntico contador de histórias que, neste caso, está como peixe na água, é que "Big Fish" conta-nos a(s) história(s) vividas por Edward Bloom (Albert Finney/Ewan McGregor) ao longo da sua juventude, contadas em "flash-backs" ao seu filho, numa altura em que Edward está numa fase terminal da sua vida!!!

Tim Burton consegue recriar e realizar todos os cenários anteriormente pensados por Daniel Wallace, o autor da obra que curiosamente disse, após terminar o seu romance: "... aqui está um livro que nunca há-de ser filme..."!!! Enganou-se... Tim Burton transformou o livro de Daniel num filme, e que filme!!!

A sensação com que saí do cinema foi algo parecido com: fónixxx man!!! ganda filme... fod* ** viste??? o gajo afinal *** *** *********, só um bocadinho!!! curti bué... (os asteriscos são na realidade gaps para preencher).

Entretanto fui conhecendo melhor a obra de Tim Burton e só então percebi que já era fã deste realizador há muito tempo, só que não sabia. Tim realizara filmes como "Edward Scissorhands"; "Planet of the Apes"; "Sleepy Hollow"; "Batman & Batman Returns". Resumindo, este Senhor já tinha um nome a defender e Big Fish é para mim o melhor de Tim Burton.

Trivia: *nada que possa partilhar aqui... todas as curiosidades que encontrei estão carregadas de spoilers.

A minha opinião, traduzida em números: 8,6/10

1 comentário:

rosa disse...

lol o **** do post tá curtido! o mr. burton tem um grande historial, sempre com cenários mt interessantes e sempre, também, com o seu actor fetiche, Johnny Depp.