18 julho 2006

Fight Club by David Fincher (1999)



"Gentleman, welcome to the Fight Club..." esta é uma frase inesquecível para qualquer amante da 7ª arte!!! A frase e o filme que a imortalizou... obra-prima de David Fincher que já antes nos tinha trazido outras coisas bem interessantes como "S7ven" e "The Game" mas que depois, em 2002, nos trouxe também outro filme bem empolgante e nervoso, falo-vos de "Panic Room".

Como já disse "Fight Club" é um daqueles filmes que não nos saiem da cabeça durante dias. Faz-nos pensar na mestria e irreverência da história e na magnitude das representações de dois dos melhores actores dos últimos 20 anos que a academia da presunção nos trouxe: Brad Pitt e Edward Norton. Estes dois rapazes dispensam apresentações e nem me vou dar ao trabalho de vos disponibilizar "links" de outros filmes por eles protagonizados. Pitt e Norton fazem de qualquer filme uma experiência única na arte de representar. Como devem calcular são dois dos meus actores de eleição. São capazes de tornar um filme banal num bom filme e um bom filme em algo inesquecível.

Em "Fight Club" acompanhamos a história de um homem com uma vida boa, pacata, organizada e acima de tudo, uma vida como a de muitos de nós, estável. No entanto há algo mais no interior deste homem aparentemente normal. E é isso que iremos descobrir... sinceramente não posso dizer muito mais, os que já viram facilmente perceberão porquê, quem não viu... VEJA!!!

Trivia: * Estava escrito de início que Brad Pitt recitaria receitas reais de bombas caseiras, no entanto, foi decidido substituí-las por receitas fictícias, para proteger os espectadores.

* O autor (Chuck Palahniuk) achou que o final alterado do filme era na verdade melhor que o que tinha escrito.

* Na cena em que Pitt e Norton estão bêbedos e atiram bolas de golfe, eles estão realmente bêbedos e as bolas ricocheteavam violentemente no camião de Catering.

* Fincher fez doze "takes" da cena do combate de Pitt e Norton, no entanto foi o primeiro "take" o escolhido.

A minha votação para este filme inesquecível é: 9.2/10

2 comentários:

rosa disse...

o eduardinho merecia um oscar, sei lá, pra mim passou a ser o senhor actor.

Anónimo disse...

È uma ganda fita, Brad Pitt e Edward Norton , no seu melhor. Penso que a minha votação seria a mesma que a tua. È um dos muitos filmes que tem de se ver com olhos de ver e de permitir o cérebro trabalhar. Rui