18 dezembro 2006

Ils by David Moreau and Xavier Palud (2006)


Mais um filme assustador a marcar presença aqui no meu "muvizzz"!!! Este descobri-o sozinho, vi-o sozinho, usufruí dele sozinho mas agora faço questão de partilhá-lo com as centenas e centenas (isto sou eu a delirar) de cibernautas que marcam presença diariamente neste blog.


Não deve ser fácil encontrar este filme nas prateleiras de algum video-clube e muito menos será possível, digo eu, encontrá-lo em qualquer sala de cinema no nosso país. É um filme de baixo orçamento, sem quaisquer efeitos especiais, escrito e realizado pela dupla de realizadores franceses David Moreau e Xavier Palud, dupla que se prepara para lançar, muito brevemente, um remake do filme de Hong Kong, The Eye, outra grande obra do cinema de terror actual que nos chega do Oriente pelas mão dos irmãos Pang(brevemente no... sítio do costume).


Fiz alguma pesquisa e não consegui encontrar nenhuma notícia que fundamente o que se diz sobre este filme: ser baseado em factos verídicos!!! Pelo menos é o que se diz. Mas avancemos. Ils foi realmente uma agradável surpresa. Filme Francês, rodado na Roménia, de clima bastante intenso e como costumo dizer, sempre a 200 à hora!!! Passados os primeiros minutos introdutórios do filme (também não podiam ser muitos visto que o filme apenas tem 77min.) entramos numa correria (literalmente) de acontecimentos, cheios de adrenalina e de uma muito boa representação dos actores. Penso que o sucesso de muitos filmes de terror passa pela qualidade dos actores. Normalmente os argumentos não são muito ricos e a própria história deixa, por vezes, algo a desejar. Mas não é o caso de Ils.


Clementine e Lucas são um casal que emigrou para a Roménia. Ela é professora e dá aulas de Francês, ele é um escritor em fase de elaboração dum próximo trabalho (se a memória não me falha). Vivem numa casa enorme, disponibilizada pelo Estado Romeno. A casa é bastante afastada da cidade e rodeada por um bosque. Depois da tal fase introdutória de que falei atrás, fase em que ficamos a conhecer melhor os dois personagens e a razão de estarem ali, passamos então à acção do filme. Alguém, ou alguma coisa, tenta entrar na casa de Clementine e Lucas e desde esse momento até ao fim do filme não mais o casal terá sossego, nem o casal nem os espectadores.


Gostei bastante do desenvolvimento do filme mas achei o final simplesmente aterrador... ficamos com uma sensação de... end of the post!!!
Aqui fica o link para o site oficial, recheado de fotos e info sobre o filme... vejam o Trailer, se o post não vos convencer de certeza que o Trailer convencerá... a mim convenceu-me!!!





Descubram-no... ou peçam-mo emprestado se quiserem... 7.8/10

1 comentário:

Anónimo disse...

eu tambem vi o filme e achei incrivelmente assustador. nunca tinha visto nada assim e o facto de ser inspirado em facto veridicos ainda me deixou com mais medo. mas tive a ver na net e nao encontro nada sobre isso!