29 junho 2006

Unbreakable by M. Night Shyamalan (2000)


Mais uma fita do grande Shyamalan a marcar presença na minha mente e consequentemente neste blog. Shyamalan quando faz, faz bem e esta é mais uma prova disso mesmo.

Nesta obra de Shyamalan os extremos tocam-se... de um lado David Dunn (Bruce Willis) do outro Elijah Price (Samuel L. Jackson), mas há mais por detrás destas duas personagens. David é o único sobrevivente de um acidente de comboio que vitíma 131 pessoas, no entanto David nem um arranhão tem. Elijah é um coleccionador de "BD" que desde os seus primeiros dias neste mundo sofre de uma insuficiência óssea que o atira por várias vezes para o Hospital.

Mais uma vez Shyamalan oferece-nos algo diferente, algo de que certamente não estaríamos à espera. Mais um filme com carimbo W&D, que nos deixa completamente deliciados com a espectacularidade do argumento pensado por Shyamalan. Faltam-me adjectivos para classificar esta obra de Shya... correndo o risco de me tornar repetitivo e de eu próprio criar um cliché neste blog: este filme ficou-me na memória durante semanas. Se isso alguma vez vos acontecer saibam que estão perante um grande filme.

Como não podia deixar de ser, as sensações estranhas a subir-nos pelo peito acima estão presentes neste thriller cheio de suspense, os twists aparecem na altura certa e na medida certa e quando damos por nós vêmo-nos no meio de um filme que parece ter saído das páginas de um qualquer livro da Marvel. É no fim que Shyamalan nos revela o porquê de todos aqueles acontecimentos. Lógica é coisa que este realizador não negligência.

Trivia: * O filme é rodado em Philadelphia. Numa das paredes da "workshop" de Elijah está um poster aludindo a: "Killer Virus Released at Airport". Bruce Willis foi um dos protagonistas de "Twelve Monkeys" (1995), onde um virús mortal é libertado no aeroporto de Filadélfia.

* O "logo" da estação de notícias que noticía o acidente de comboio é o mesmo que é usado pela Marvel para: "O Quarteto Fantástico".

* Elijah pergunta a David o porquê de ele ter escolhido como profissão a protecção de outras pessoas em vez de, por exemplo, abrir uma cadeia de restaurantes. Bruce Willis é na realidade um dos fundadores da cadeia de restaurantes multinacional "Planet Hollywood".

* Osteogenesis Imperfecta (doença de que padece o personagem de Samuel L. Jackson) é uma doença rara mas real.

* O personagem de Bruce Willis chama-se David Dunn. É muito comum que os verdadeiros nomes de super-heróis sejam aliterativos, como por exemplo: Peter Parker, Bruce Banner, Matt Murdock e Clark Kent.

* A bengala de vidro que Elijah usa no filme foi uma ideia de Samuel L- Jackson.

Como amante que sou dos argumentos reveladores, pela coerência da história e pela mente inventiva de Shyamalan dou: 8.9/10

Sem comentários: