27 junho 2006

Amores Perros (Amor Cão) by Alejandro González Iñárritu (2000)



Obra a cargo de Alejandro González Iñárritu, mexicano que posteriormente realizou "21 grams", no entanto para mim "Amores Perros" é bastante superior... que grande filme, de diálogos intensos e confrontos humanos duros e puros.

Três histórias passadas no méxico envolvendo personagens de diferentes estratos sociais cujas vidas são abruptamente ligadas por um trágico acidente de viação... Iñárritu filma de forma nua quase parecendo que estamos perante imagens de um qualquer noticiário sem censura. Este filme foi-me recomendado por um colega que percebeu que esta era uma obra imperdível para qualquer amante da 7ª arte. Conta com uma grande interpretação de Gael García Bernal, mexicano com talento para dar e vender (podemos vê-lo em The Motorcycle Diaries interpretando Che Guevara, ou em La Mala Educación de Almodóvar ou ainda em Y tu mamá también, outro filme que marcará decerto presença neste blog)... Bernal é decerto uma das maiores estrelas do Cinema actual e poderemos vê-lo brevemente no novo de Iñárritu ao lado do grande Brad Pitt.

É certamente uma fita a não perder... remember: Amores Perros!!!

Trivia: * Ao contrário de muitos outros filmes, o aviso de que nenhum animal foi ferido durante as filmagens aparece no início, em vez de aparecer escondido nos créditos finais.
* Alejandro Gonzáles Iñarritu, o realizador, aparece no segundo episódio, ele trabalha como publicitário no escritório do personagem principal, Iñarritu é na realidade um publicitário, tantos são os sketches publicitários que já realizou.
* O homem que faz de condutor de autocarro na cena em que Octavio (Bernal) decide não entrar no autocarro, é na verdade o seu pai.
* Quando El Chivo (um dos personagens) folheia um jornal, um poster de Tesis, um filme de Alejandro Aménabar, aparece numa das páginas.

Tendo em conta que este foi um filme que me abriu as portas para uma nova forma de contar histórias e de as mostrar dou... 8.8/10

1 comentário:

rosa disse...

pá... tb gostei! de tudo, e mais nao digo. alias, digo q os filmes sul americanos sao uma alternativa mt boa ao q vamos tendo nas salinhas de cinema, empacotados com carimbo politicamente correcto.