27 junho 2006

The Beach by Danny Boyle (2000)




Mais uma "fitaça" a merecer destaque aqui no blog (pelo menos para mim... mas também como quem manda aqui sou eu...).

Filme realizado por Danny Boyle, Inglês de Manchester que já antes nos tinha trazido outras coisas boas como "Trainspotting" ou "Shallow Grave" e que depois de The Beach nos trouxe também 28 Days Latter (fita presente no Fantas) e também Millions, filme que comprova a excelência das suas obras e também alguma versatilidade deste realizador, tais as diferenças existentes em todos estes filmes.

Em The Beach somos presenteados com uma grande interpretação de Leonardo DiCaprio, odiado por uns e adorado por outros (eu pertenço ao segundo grupo, para mim DiCaprio é um dos grandes actores da actualidade, como aliás o comprovou noutras ocasiões) e com uma história que tem mistério, nervos e até amor e traição, tudo bem misturado e envolvido por um cenário de cortar a respiração. Outra presença neste filme, a de Robert Carlyle, actor que marca presença também em Trainspotting e The 51st State (aqui ao lado do grande Samuel L. Jackson).

DiCaprio é Richard, um jovem como muitos outros, que adora jogos de computador e filmes de guerra passados no Vietnam. Enquanto passa férias em Bangkok, Richard conhece um vizinho do quarto ao lado, estranhíssimo mas que o deixa curioso com o que lhe acabou de dizer. Richard decide interpelar o vizinho mas não há qualquer resposta... tinha-se suicidado e deixado um mapa... o que esconde esse mapa e o que Richard fará com ele, descobrimos a seguir!!!

Trivia: * Ewan McGregor foi a primeira escolha de Boyle para o papel de Richard, no entanto o Estúdio escolheu DiCaprio mesmo antes que Boyle pudesse intervir, impossibilitando-o de contratar o seu actor talismã. Desde então Ewan nunca mais falou com Boyle!!!

* Duas das praias em que o filme foi rodado foram atingidas em 2004 pelo Tsunami que ocorreu na costa Tailandesa.

* Durante as filmagens um dos barcos em que seguia a equipa sofreu um acidente, colocando em perigo a vida dos ocupantes, incluindo DiCaprio e Danny Boyle.


Por tudo e mais qualquer coisa este filme é um dos filmes que mais me marcou, simplesmente brilhante, maravilhoso, com uma banda sonora genial (Moby) e de uma beleza visual de cortar a respiração... como tal 8.8/10


Deliciem-se com a Melodia de Moby enquanto espreitam o trailer...

2 comentários:

rosa disse...

nao gosto do leonardo... por isso...

L disse...

"Desde então Ewan nunca mais falou com Boyle!!!"
mer.... eu gosto dos dois, e agora?

o Trainspotting e o Shallow Grave, são o tipo de filme de que gosto, com uma moralzinha na história

Já andei a tentar sacar (ie comprar ;-)os filmes todos do gajo, mas não me dei muito bem

A cena do Trainspotting com a música do A perfect day, deixou-me a bater mal, será que se o visse no sofá seria a mesma coisa?
Vi o Shallow grave numa sessão especial numa cave da Av. da Igreja. Porque é que é cada vez mais dificil ver filmes com mais de um ano num écran grande?