25 junho 2006

Oldboy by Chan Wook Park (2003)

Hummmm... escrever este post está difícil... falar sobre este filme não é nada fácil, pelo menos para mim. Bom mas cá vai... este filme tem o melhor argumento a que eu alguma vez assisti! Chega?! Dizer apenas isto desta obra-prima de Chan Wook Park (realizador Sul Coreano), era demasiado redutor, até porque quem visse o filme depois de ler este post pensava, "aquele tryni não pesca nada disto, então fala sobre um filme destes e só diz que tem o melhor argumento que já viu?!"

Oh Dae-Su é capturado e mantido em cativeiro durante 15 anos, certo dia é posto em liberdade, com uma mala cheia de dinheiro, um telemóvel e roupas caras! Oh Dae-Su tem agora cinco dias para encontrar e vingar-se do(s) seu(s) raptor(es)... será bem sucedido?

Este filme faz parte de uma trilogia temática sobre a vingança realizada por Chan Wook Park, os outros dois são "Sympathy for Mr Vengeance" e "Sympathy for Lady Vengeance" ambos títulos internacionais.

Trivia: * Quatro polvos vivos foram comidos durante a cena no bar de Sushi, Chan Wook Park, o realizador, aquando da entrega de prémios no Festival de Cannes, agradeceu a toda a equipa e também aos polvos.

* Min-sik Choi treinou durante 6 semanas e perdeu mais de 15 quilos para o papel de Oh Dae Su.

* A cena passada no corredor foi filmada num só Take, sem que qualquer efeito digital fosse utilizado.

* As cenas passadas na esquadra foram as últimas a serem filmadas, estas cenas são na sua maioria improvisos de Min-sik Choi, incluinda as cenas em que ele brinca com as asas que levava para oferecer à sua filha.

Quando vi este filme fiquei estupefacto... em silêncio por alguns minutos (o que não é nada fácil, eu em silêncio ;) )... portanto aqui fica mais uma sugestão minha... para os que ainda não viram, espero que gostem!!!

8.5/10

4 comentários:

rosa disse...

ja tenho lá em casa pra ver...

rosa disse...

ja vi. gostei. ele comeu um polvo vivo....!

Anónimo disse...

1 filme simplesmente...genial!!!

Anónimo disse...

Brutal este filme :) k argumento!!!