24 junho 2006

The Others (Os Outros) by Alejandro Aménabar (2001)








Aqui está outra obra-prima do Cinema actual... este filme é demais... mais um que tem um argumento pensado, escrito e realizado pela mesma cabeça, à imagem do post anterior! Essa é para mim uma das coisas mais importantes, a isso chama-se Cinema de Autor e isso para mim conta muito.

Este filme é filmado numa mansão em Santander e é dirigido por um Senhor chamado Alejandro Aménabar!!! O autor de Abre los Ojos e Mar Adentro, filmes que também merecerão a devida atenção neste blog.

"The Others" conta-nos a história duma Mulher (Grace Stewart, irrepreensivelmente interpretada por Nicole Kidman) que vive numa mansão enorme com os seus dois filhos, Anne e Nicholas, ambos com uma doença estranha, são fotosenssíveis, debaixo de rígidas regras. De referir que para o papel destas crianças foram realizados centenas de castings. Grace aguarda impacientemente pela chegada do Marido Charles que combate na segunda guerra mundial, mas Grace necessita de contratar um grupo de servidores para a ajudar nas lides da casa e tomar conta das crianças... e é aí que começam as primeiras revelações!!!

Trivia: * O realizador, Alejandro Aménabar aparece numa das fotografias de pessoas mortas, é o do bigode.

* Este foi o primeiro filme de sempre a receber um Goya (Prémios do Cinema Espanhol) sem ter uma única palavra falada em Espanhol.

Este filme tem um efeito tremendo, de ambiente escuro, atingindo momentos de perfeito clímax aterrorizador... no entanto, a cena que mais mexeu comigo é passada à luz do dia, numa das raras vezes em que uma das assoalhadas da casa tem as cortinas abertas!!!

Para mim este filme é o Rei do sugestivo... não vemos quase nada mas sentimos muito, muito mesmo!!!

Aqui fica a minha votação para esta pérola: 8.5/10

2 comentários:

rosa disse...

medo...muito medo!
lol

snull disse...

Adorei o filme...e ainda dei alguns gritos...(risos)