24 junho 2006

The Sixth Sense (6º sentido) by M. Night Shyamalan (1999)


Bom, para começar vou falar de um filme que me marcou... e muito!!! Marcou-me pelo argumento meticulosamente articulado e encaixado, e pelos "twists" na altura certa, daqueles que nos fazem sentir aquela sensação quente a subir pelo peito acima... sem nunca perder uma grama de coerência! Este filme marcou-me também porque sou um amante da temática em causa.

Abriu-me as portas para um dos melhores Realizadores da actualidade, daqueles capazes de nos trazer algo novo, algo de que não estamos à espera... falo de M. Night Shyamalan. Em Setembro estreia "Lady in the water" e eu espero vê-lo na primeira sessão... tal como aconteceu com "The Village".

Cole Sear é um rapaz que comunica com espíritos que não sabem que estão mortos e que procura ajuda em Malcolm Crowe, um psicólogo de crianças que não está numa fase muito boa da sua vida profissional e conjugal!

Trivia: *Bruce Willis é na realidade esquerdino, no entanto para a rodagem deste filme teve de treinar a escrita com a mão direita, para que não se notasse que já não usava a sua aliança de casamento!!!
*M. Night Shyamalan, o realizador, tem uma aparição no filme, é o médico que examina Cole Sear!!!
*Três razões contribuíram para que Haley Joel Osment fosse escolhido para o papel de Cole Sear: ele era o melhor para o papel, ele era o único a usar gravata nas audiências e por último, quando Shyamalan perguntou a Haley se ele tinha lido a sua parte do guião, Haley disse: "... li-o três vezes...", ao que Shyamalan respondeu admirado "... leste a tua parte três vezes?!" e Haley respondeu: "não, li o guião inteiro três vezes"!!!
*
A frase marcante deste filme: "I see dead people..." foi votada como a 44ª frase mais marcante de todo o Cinema, pelo American Film Institute.

Este é o meu filme favorito e naturalmente um dos meus filmes de eleição... mas há mais, muiiiitooos mais!!!
Aqui fica a minha votação para este filme: 9.5/10 elucidativo!!!

2 comentários:

rosa disse...

ena ena! tá mt bem o teu bloguinho.
tb gosto mt desse senhor. na 1º sessao nao sei, mas q vou ver, vou!
beijos.

Anónimo disse...

este sim é o filme 10/10 é lindo, fantabulástico!!! adoro!!!! du best!!!